Saturday, December 11th
Para começar, não sei se todo mundo esta sabendo, mas na sexta-feira depois do Thanksgiven eu fui para NY. Como iria ficar de sexta ate domingo sem aula, decidi procurar algo interessante para fazer. Seguindo o conselho do meu amigo Kinho, decidi ir para NY. Foi muito fácil e barato. Tendo internet e um pouco de coragem é barbada. Sai de Milwaukee na sexta de manha cedo e voltei na segunda a noite. Depois de comprada a passagem, foi só programar a viagem. Fiquei num albergue, do lado do Central Park e andei para cima e para baixo de ônibus, metrô e a pé. Felizmente nada aconteceu de errado, por sinal tudo saiu dentro do planejado. Se vcs tiverem oportunidade, não deixem de conhecer essa cidade. Como dizia a minha eterna Teacher Tanise, "ou tu adora ou tu odeia NY". Achava que isso era só uma frase, mas ela tem signficado. Outra coisa, quando a viagem termina a primeira coisa que eu pensei foi, eu tenho que voltar. Passado o momento filosófico, vamos aos fatos.
SEXTA - cheguei no aeroporto por volta do meio dia e fui comprar o cartão do metrô. Quando estava na fila das informações, tinham dois casais na minha frente que estavam querendo alugar um carro. Até aí tudo bem, o problema foi quando o primeiro abriu a boca. Brasilerio. O casal de trás olhou para eles e fez a clássica pergunta "vocês são brasileiros?" Depois disso comecaram a conversar e contar histórias. Fiquei quietinho na minha só olhando. Depois disso peguei as minhas coisas e fui para o albergue. Larguei a minha bolsa e peguei um metrô para Times Square. Como fiz grande parte do trajeto Aeroporto-Albergue e albergue-Times Square de metrô, não tinha visto nada da cidade e chegando em Times Squre, a sensação foi muito alucinante. Lembro de ter ficado uns 5 min parado, só olhando aquela loucura. Fiquei todo confuso, sem saber o que fazer, não sabia mais para onde ir. Comecei a tirar foto de tudo o que eu via. Eu tava maluco. O lugar tb ajudou. Tudo que eu via lembrava algum filme ou coisas que eu tinha visto na TV. Barulho, gente andando de um lado para o outro, tirando fotos, falando inglês, espanhol, chinês, era uma confusão sonora. Peguei o meu roteiro e tentei segui-lo. Passei por todos os pontos conhecidos por li perto, Radio City, ABC, NBC, MTV, Virgin Store, Brodaway, Biblioteca Pública e Rockefeller Center. Terminei o meu dia visitando a estação do metrô, muito legal.
SÁBADO: no sábado, acabei perdendo umas duas horas tentando achar um cybercafe para limpar o cartão de memória da máquina, pois tinha batido mais de 130 fotos só no primeiro dia. Acabei achando um em frente ao Empire States, local que estava no meus planos para visitar naquele dia, mas como a fila era de mais de duas horas, resolvi assistir o jogo dos Knics contra o Toronto Raptors. O jogo não foi tão emocionante, mas só pelo fato de assitir um jogo no Madson Square Garden, valeu a pena. Saindo do jogo resolvi voltar para Times Square e caminhar, agora menos eufórico, pelas ruas que eu não havia passado no dia anterior e passar novamente por onde eu havia passado. Foi legal porque desta vez fiquei reparando no comportamento das pessoas, na reação delas quando viam algo conhecido, foi um momento de reflexão.
DOMINGO: foi o dia dos museus. Visitei 3. Comecei pelo Museum of Natural History. Muito legal, como o nome diz, este museu mostra coisas relacionadas a evolução dos homens, amimais e da Terra. A parte mais interessante foi o planetário, onde vi um filme em formato IMAX. A única coisa que eu não gostei dos museus é que tu precisa no mínimoum dia para visitar cada um deles. Saindo do MNH, que fica do lado oeste do Central Park, fui para o , Guggenheim que fica do lado leste do Central Park. Atravessei o Central Park caminhando para chegar até o Guggenheim. No meio do parque, que é muito bonito, o silêncio era quase que absoluto. Coisa até inacreditável no meio daquela barulheira. Fiquei pensando, que se eu morasse em NY eu nunca precisaria de psicólogo, bastava ficar uma hora sentado ou caminhando pelo parque que os problemas sumiriam. Chegando do outro lado, entrei no Guggenheim, mas decidi não visitá-lo, só bati algumas fotos e descansei um pouco. Resolvi guardar energias para o Metropolitan Museum of Art, também conhecido como Met's. Coisa que valeu a pena. Esse museu é sensacional. Visitei a parte egípcia, greco-romana e arte clássica. A parte dedicada a civilização egípcia é fantástica. Tem muia coisa para ver, tem até um micro pirâmide feita com pedras e escrituras origianais. Foi o museu que eu mais gostei. Concluindo minha parte cultural, peguei um onibus e fiquei passeando pela cidade. Fui em direção a parte sul da ilha. Caminhei um pouco, comprei o último cd do U2 e depois voltei para o albergue.
SEGUNDA: meu último dia na Big Apple. Foi o dia mais corrido. Comecei indo no Empire States. Depois de 1h e meia de fila, cheguei até o topo do prédio mais alto de NY. A vista é espetacular e o vento também. Saindo do Empire States fui até o Ground Zero, o local onde era o World Trade Center. Como passei por lá rapidamente, acho que não vi o memorial que tem lá. se é que tem. O tamanho do "buraco" onde ficavam as torres é enorme. Parece inacreditável que elas viraram pó. O local ainda tem as marcas do atentado, alguns prédios ainda estão sendo reconstruídos e outros acho que estão da mesma forma, desde o acidente. Tem muita coisa nova nos arredores, mostrando que o estrago foi grande. Passando pelo Ground Zero, fui até o Baterry Park, que fica na parte oeste da ilha e vai até o sul dela. O lugar é muito bonito e tranquilo, de lá pude ver New Jersey e a estátua da Liberdade. Seguindo no caminho, passei por Wall Street e peguei um metrô até o Brooklin. Fui ate o outro lado só para bater uma foto. De lá eu pude ver a ilha e a ponte do Brooklin. A vista é magnifíca, valeu a pena ter ido lá, mas como estava na corrida não tive muito tempo para contemplar a vista. Voltei para Manhatam e parei em Soho. Um bairro famoso pelas lojas de grife. Channel, Prada, Victoria Secret e outras mais. Caminhando, passei pela Little Italy e fui até Chinatown, onde almocei. De Chinatown peguei um ônibus até o Central Park e de lá para o albergue, finalizando a minha viagem.

























